We offer a comprehensive overview of all knowledge related to sustainable urban development available on Portico that is relevant to your country

Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional e Urbano em Portugal

Portugal é o país mais ocidental da Europa e localiza-se no extremo ocidental da Península Ibérica, banhado pelo Oceano Atlântico. O país abrange Portugal Continental e os arquipélagos dos Açores e da Madeira, com uma população de cerca de 10.343.066 habitantes e uma densidade populacional média de 112,2 pessoas/km2.

Portugal apresenta uma notável diversidade territorial. Podem ser identificados sete mosaicos regionais, correspondentes às regiões de planeamento do país: o Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve no Continente; e as regiões insulares dos Açores e da Madeira. As cinco regiões de planeamento de Portugal Continental correspondem a áreas de jurisdição das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Embora não existam governos regionais no Continente, as CCDR, ao nível das NUTS II, desempenham um papel fundamental na implementação de políticas de ordenamento do território e de desenvolvimento regional.

Com uma longa tradição municipal, Portugal tem atualmente 308 municípios, dos quais 278 estão localizados no Continente, 19 na Região Autónoma dos Açores e 11 na Região Autónoma da Madeira; e 3091 freguesias, 2881 no Continente e 210 nas Regiões Autónomas. O desenvolvimento de entidades intermunicipais cresceu desde 1998, com a criação das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, e 21 Comunidades Intermunicipais (CIM). Os municípios têm a responsabilidade pelo planeamento urbano e pelo ordenamento do território à escala municipal, enquanto as áreas metropolitanas e as CIM ao nível NUTS III assumem responsabilidades intermunicipais como os transportes, a gestão de resíduos, a ação climática e a cultura.

Desde a primeira lei de bases publicada em 1998 até à reforma iniciada em 2014/2015, o ordenamento do território em Portugal fez um longo caminho desde um ramo autónomo de política em prol de um sistema integrado de ordenamento do território. O sistema de gestão territorial português é estruturado em quatro principais níveis: nacional, regional, intermunicipal e municipal. Para cada nível , é disponibilizado um conjunto de instrumentos legais de programação, planeamento e gestão com diferentes âmbitos e efeitos jurídicos em termos de vinculação.

O Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT) constitui-se como o instrumento de topo do sistema de gestão territorial, estabelecendo as principais opções políticas relativas ao ordenamento do território e fornecendo o quadro estratégico nacional para o desenvolvimento urbano sustentável.  O PNPOT, os programas operacionais regionais, a Estratégia Portugal 2030 e os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento alinham-se estrategicamente, servindo de orientação para os Investimentos Territoriais Integrados  (ITI) que visam a sustentabilidade urbana. 

O PNPOT acentua duas prioridades fundamentais de desenvolvimento urbano no quadro da política urbana nacional: descarbonizar as cidades e conter a expansão urbana desordenada; e reforçar o desenvolvimento urbano policêntrico, posicionando as áreas metropolitanas e os centros urbanos regionais como atrativos, competitivos e instrumentais para o desenvolvimento regional. O modelo de governação para a execução do PNPOT é assegurado pelo Fórum Intersectorial, coordenado pela Direção-Geral do Território (DGT), sob tutela do membro do Governo responsável pela área do Ordenamento do Território. Neste âmbito, foi criada uma nova Comissão Temática, com o objetivo de promover a cooperação a vários níveis e as sinergias entre as entidades responsáveis pelas políticas e instrumentos de Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Recursos

Aceda aos portais do PNPOT e do Observatório do Ordenamento do Território e Urbanismo:

Consulte também a publicação ‘Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional em Portugal’/Spatial Planning and Regional Development in Portugal’, resultante da colaboração entre a Direção-Geral do Território (DGT), a Faculdade de Arquitetura (FAUL) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, editada em 2021, que apresenta uma visão abrangente do sistema de ordenamento do território português e uma visão complementar sobre as políticas de desenvolvimento regional, num documento único e sistematizado.

Disponível em Português e Inglês, esta publicação procura facilitar a leitura e compreensão do ordenamento do território e do desenvolvimento regional como um todo, para melhor ilustrar o potencial ainda pouco explorado de uma articulação mais sistemática a uma audiência alargada. Profissionais, académicos, decisores políticos e agentes territoriais nacionais e europeus interessados nestas temáticas encontrarão neste documento uma fonte de informação e análise.

Aceda às duas versões da publicação, em Português e Inglês:

 

    Open calls

    These EU-wide calls are likely to pique the interest of individuals involved in sustainable urban development. They have the potential to engage a broad spectrum of stakeholders, ranging from local to international levels, and including both private and public entities.

    City-to-City Exchanges
    Open
    Deadline date :

    Policy challenge related to the design and implementation of Sustainable Urban Development within Cohesion Policy. 

    Urban authorities
    Support :  grant
    Call for Good Practices
    Closed
    Deadline date :

    This URBACT call for Good Practices is looking for existing local practices that are impactful, participatory, integrated, relevant for the European Union and transferable to other European cities.

    Selected practices will benefit from a variety of visibility and promotional actions with the URBACT City Festival on 8-10 April 2025 in Wroclaw (PL) as one of the highlights.

    Few of the selected practices will also be transferred to other European cities through URBACT Transfer Networks (call to open in April 2025)

    Cities, metropolitan authorities, and municipal agencies
    Support :  other
    Call for Project Development Assistance Projects
    Open

    Circular Cities and Regions Initiative’s project development assistance (CCRI-PDA) will help selected project promoters to develop their circular economy proposals at local and regional scale by bringing together the technical, economic and legal expertise.

     

    Local/regional authorities, utilities and services, industry, etc.
    Support :  grant
    Funding support :  EUR 6.00 million
    Call for Action Planning Networks
    Upcoming
    Spring 2026

    Cities come together to develop integrated action plans as a response to common local challenges. 

    Support :  grant

    Contact Points

    We provide coherent information and support to urban actors at local, regional and national levels. Reach out to tap into our expertise, guidance, and personalised assistance, enriching your experience and deepening your connection with our platform. Let's connect!

    Key national services

    The following national services can assist you in developing and implementing your sustainable urban development plans. Be sure to check them out or contact the Urban Contact Point in your country if you need guidance in exploring these services.

    Discover the EUI network of Urban Contact Points

    UCPs can provide you with coherent information about the EUI offer in your national language.

    Go to EUI website
    Discover the network of National URBACT Points

    NUPs can provide you with coherent information about the URBACT offer in your national language.

    Go to URBACT website