
Foram, nesta reunião, validadas as duas novas parcerias da UAEU: ‘Descarbonização de Edifícios’ e ‘Cidades Sensíveis à Água’. Estas parcerias deverão arrancar no início de 2025, tendo ambos os temas sido propostos nos Acordos de Gijón de novembro de 2023. Os relatórios finais da Avaliação Ex-Ante foram adotados pela DGUM em 26 de junho de 2024, o que levou à decisão de lançar convites à seleção de parceiros para as novas parcerias temáticas. Estes convites estiveram abertos de 28 de agosto a 2 de outubro de 2024.
Um total de 45 entidades candidatou-se à parceria para a ‘Descarbonização dos Edifícios’, incluindo 19 cidades, enquanto 44 entidades se candidataram à parceria para Cidades Sensíveis à Água’, com a participação de 22 cidades. Esta última parceria inclui a participação de dois parceiros portugueses, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a Águas e Energia do Porto E.M.
Descarbonização de Edifícios
A nova parceria para a ‘Descarbonização de Edifícios’ centrar-se-á na descarbonização e renovação de edifícios públicos e privados. O Relatório Ex-Ante reconheceu que as cidades têm frequentemente prestado menos atenção ao incentivo aos proprietários de edifícios privados para que aumentem as suas taxas de reabilitação e descarbonização. Além disso, a parceria irá explorar a forma como as cidades podem utilizar os seus próprios edifícios como alavanca para futuros esforços de descarbonização.
Cidades Sensíveis à Água
A Parceria ‘Cidades Sensíveis à Água’ procurará mudar a abordagem da gestão dos recursos hídricos urbanos, reenquadrando a água como um recurso valioso. O seu âmbito temático abordará a complexa interação entre os recursos hídricos, a qualidade da água, as infra-estruturas urbanas, a sustentabilidade ambiental e as necessidades sociais nas zonas urbanas, adotando uma perspetiva holística.
Planos de Ação das Parcerias ‘Turismo Sustentável’ e ‘Cidades Verdes’
Foram reconhecidas e elogiadas as versões finais dos planos de ação desenvolvidos pelas parcerias ‘Turismo Sustentável’ e ‘Cidades Verdes’, que entrarão agora na fase de implementação. Relativamente à presença portuguesa, a parceria ‘Turismo Sustentável’ conta com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra entre os seus parceiros, e a parceria ‘Cidades Verdes’ conta com a Área Metropolitana de Lisboa entre os seus parceiros.
